Projeto-Piloto de Documento Eletrônico de Transporte é lançado pelo Governo Federal

CTe - sexta-feira, 31 de maio de 2019

Você esta em:

Na segunda-feira (27), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas lançou um projeto - piloto do Documento Eletrônico de Transporte (Dt-e). Essa tecnologia será implantada, ainda como teste, nos próximos meses. Com ela será possível a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de carga no país.

O governo federal está implementando diversas iniciativas que pretendem desburocratizar o processo de fiscalização. Esse documento deve simplificar procedimentos administrativos e evitar longas filas, terminando com o tempo de parada nos postos de pesagem nas fiscalizações. Hoje esse tempo de espera leva em torno de 6 horas.

O secretário, Tarcísio de Freitas, pretende usar sistemas inteligentes, como o Dt-e, para ter uma conexão com o transportador e o embarcador. Assim, o objetivo é diminuir a evasão fiscal, aumentar a arrecadação e outros fatores.

Como irá funcionar o DTe?

O Documento Eletrônico de Transporte vai funcionar da seguinte forma: as informações de aproximadamente 20 documentos que são apresentados pelos caminhoneiros vão constar no sistema, o Dt-e, que estará disponível em um aplicativo de celular. A leitura dos dados será feita por um chip conectado ao veículo. Isso facilitará o processo, já que o caminhoneiro não vai precisar parar e apresentar diversos papéis, que hoje são necessários.

Fonte: http://www.transportes.gov.br

Galeria de Imagens