O que é Cross-Docking?

CTe - quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Você esta em:

O Cross-Docking, é o nome dado a um tipo de sistema que consiste em uma estratégia no segmento de logística, também conhecido como “cruzamento de docas” ou “docas cruzadas”, onde as mercadorias são distribuídas, porém sem terem sido armazenadas.

Como funciona?

Quando alguém compra um produto, é gerado um pedido onde o mesmo é enviado a um centro de distribuição que por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.

Os produtos são recebidos pelo Centro de Distribuição para serem conferidos e expedidos no mesmo momento ou o mais breve possível para o consumidor final, por isso o Cross-Docking consiste na movimentação ou transferência das mercadorias, que vão da etapa do recebimento direto para a expedição, pulando fases de armazenagem.

Todo este processo do Cross-Docking se baseia no encaminhamento dos produtos que chegam dos fornecedores e que vão para os clientes finais, sem que seja necessário armazenar, assim, os centros de distribuição concentram seu trabalho no fluxo das mercadorias e não nos processos de armazenagem.

Essa estratégia faz com que as empresas tenham uma maior agilidade para entregar os produtos aos seus clientes, não precisando gastar com espaço físico em estoque.  Para isso acontecer todas as operações precisam estar sincronizadas, as ações precisam ser bem calculadas para assegurar que o produto chegue ileso e no prazo ao consumidor. Assim, o centro de distribuição se transforma em uma etapa crucial do sucesso da sua empresa.

Vantagens:

  • Redução de custos
  • Diminuir operações de movimentação das cargas
  • Reduz níveis de estocagem das cargas
  • Redução de tempo
  • Aumento da disponibilidade de mercadorias
  • Maior agilidade nos processos de venda

Para que o Cross-Docking funcione, a empresa precisa ter eficiência na sincronização do fluxo de mercadorias, informações internas e com fornecedores. Todos os envolvidos no processo precisam estar munidos de todas as informações sobre as operações. Isso quer dizer: saber quando será recebido, em que quantidade e com que destino, são essenciais para um bom planejamento das operações.

O HERMES TMS pode lhe ajudar na gestão do seu negócio, organizando o fluxo de informações na sua empresa entre os diversos setores envolvidos nas operações, e aprimorando os processos para diminuir ainda mais seus custos, aumentando a produtividade de seus usuários, atendendo a prazos e exigências através da automatização de processos internos e externos estendendo vantagens a clientes, colaboradores e parceiros, sendo assim um facilitador na tomada de decisão dos Gestores.

Fonte: José Lemos (lemos@tn3.com.br) - Gerente de Canais

Galeria de Imagens