O Modal de Transporte é a classificação por onde o meio de transporte atravessa para levar alguém ou alguma coisa, e no caso de transportadoras, o tipo específico de transporte que leva o produto finalizado da fábrica até o cliente principal. Há vários tipos de modais sendo utilizados no Brasil, e cada um deles pode se encaixar melhor ao perfil da sua empresa, então pesquisa é essencial antes de tomar uma decisão final sobre. Vamos dar foco aos principais tipos abaixo:
Modal Rodoviário: o principal utilizado no país, seja de cargas ou pessoas, é o Modal do qual meio de transporte se utiliza de rodovias, estradas e ruas. Normalmente se utiliza caminhões, ônibus, motocicletas, caminhonetes e utilitários.
Modal Ferroviário: utiliza ferrovias para transporte de carga. Utiliza locomotivas, vagões e carros de passageiros, e apesar de que o transporte público ferroviário não ter grande espaço no Brasil, seu uso para transporte comercial é o segundo maior do país, com grande investimento da indústria.
Modal Hidroviário: que se utiliza da água para locomoção, podendo aí ser rios, lagos ou mares. Barcos e embarcações são o principal meio de transporte utilizado. Entre os produtos que costumam usar esse modal, está o petróleo, minério de ferro, bauxita, pasta de celulose e milho.
Modal Aéreo: é o modal que utiliza o ar para transporte. Normalmente aviões, de pequeno e grande porte, fazem as entregas. Apresenta o menor tempo de entrega entre os modais, mas possui alto custo.
Modal Dutoviário: é o modal que utiliza dutos, submarinos ou aparentes. O Brasil possui hoje mais de 1.600 km de malha dutoviária, dentre eles possuem gasodutos, minerodutos e oleodutos.
Modal Infoviário: o mais moderno destes apresentados, ele utiliza infraestrutura de telecomunicações para transporte de dados por via digital, utilizando fibra ótica e satélites.