CTe - quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Você esta em:
Quem atua no segmento de logística sabe que é imprescindível aperfeiçoar os processos e automatizar as demandas do dia a dia para reduzir custos e se manter competitivo no mercado. E, a implantação de um sistema de gestão de frotas pode melhorar a performance e eficiência da sua empresa.
A tecnologia passa a ser uma forte aliada na gestão de sua logística, seja com o controle do armazém, roteirização de pedidos, gerenciamento de frota ou monitoramento de entregas. A implantação de sistemas automatizados pode melhorar a performance e eficiência da sua empresa e ajudá-lo a ser mais lucrativo.
Se você ainda tem dúvidas sobre como decidir pela melhor solução, os tópicos abaixo poderão ajudá-lo.
Checklist para a escolha de um sistema de gestão de frotas
-Ir além das funcionalidades
Um sistema de gestão de frotas deve oferecer vantagens como: gestão visual, controle de pneus, aferição dos custos de manutenção e controle de multas. Tudo isso visando mais gestão e mais rentabilidade para sua frota. Mas, no momento da escolha, também é importante levar em conta aspectos como:
Modelo de implantação da solução
Sistema de o atendimento ao cliente
Usabilidade do sistema entre seus diferentes usuários
Treinamento
Suporte Técnico
Inclua esses itens em seu checklist de aderência para garantir uma implantação livre de dores de cabeça!
-Painel de Indicadores
Verifique se o sistema de gestão de frotas foi desenvolvido com a proposta de facilitar o acompanhamento de indicadores e facilitar a tomada de decisões. É muito importante que o software possua um dashboard que permita acompanhar em tempo real os principais indicadores da frota, por meio de gráficos dinâmicos, que simplificam a rotina e favorecem o aumento da produtividade.
-Pneus
O sistema de gestão de frotas deve ajudar a controlar a vida útil dos pneus, por meio da emissão de alertas de recapagem, controle de calibragem, milimetragem, manutenção e descarte. O próprio software deve orientar sobre inspeções, recapagens e rodízios necessários de acordo com a periodicidade correta.
-Manutenção
Deve ser possível planejar as manutenções levando em conta o modelo do veículo, identificar a origem das revisões, socorro em rota e o plano de manutenção. Usando a tecnologia você tem mais controle sobre a indisponibilidade da rota, minimizando o descumprimento de prazos!
-Combustível
Os fatores que podem impactar na gestão de combustível incluem o trajeto, a média de consumo do veículo, o motorista, a manutenção preventiva e até o combustível usado.
Um bom sistema de gestão de frotas deve simplificar toda essa análise e gerar demonstrativos com rankings e relatórios com informações para melhorar a média de consumo dos veículos e gerar economia de combustível.
-Multas
A ferramenta deve ir além do simples controle de custo e verificar a localização da multa, os motivos, motoristas e a culpabilidade. Com base nestes indicadores é possível traçar estratégias para reduzir o número de infrações, além de aumentar a disponibilidade da equipe e frota.
-Gestão de Custos
Um sistema de gestão de frotas deve ajudar a traçar um comparativo entre orçamentos e gastos. O acompanhamento deve ser feito de maneira dinâmica, garantindo que fique mais fácil identificar as principais despesas em cada período e os picos de gastos que ultrapassam o orçamento.
Um sistema de gestão de frotas pode contribuir muito para a produtividade e lucratividade! Com esse check list será mais fácil escolher a solução ideal para o seu negócio.
Fonte: Hbsis Blog da Logística