O que é romaneio de carga?

CTe - quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Você esta em:

O romaneio de carga é o documento usado no transporte de produtos e tem como objetivo listar as informações dos pedidos que serão enviados. Nele, são descritos os documentos e a quantidade do volume de cada um. A ideia é concentrar em apenas um arquivo todos os dados referentes à distribuição.

O romaneio ajuda no processo de conferência dos materiais, tanto no processo de embarque quanto no desembarque, além de facilitar o processo de fiscalização. Já no caso do comércio internacional, ele é usado para auxiliar no desembaraço aduaneiro.

Para gerar o romaneio, é simples. Utiliza-se planilhas básicas que contém informações suficientes para atender às necessidades da empresa. Em outras palavras, tudo que for relacionado ao controle e que precisa ser acompanhado deve ser incluído no layout do documento.

Entretanto, também é possível automatizar o processo de emissão e integrá-lo a outras etapas do transporte. Assim, consegue-se ganhar agilidade na coleta dos dados e na criação do packing list. Vale ressaltar que essa automação ajuda a reduzir o índice de erros e a necessidade de retrabalho.

Galeria de Imagens